segunda-feira, 15 de maio de 2017

Jimi Hendrix: “Are You Experienced”, álbum de estreia do lendário guitarrista, completa 50 anos


Foi há exatamente 50 anos que Jimi Hendrix lançava o seu primeiro álbum e primeiro passo na construção de um mito. “Are You Experienced” tornou-se um grande sucesso de vendas e saiu-se bem entre os críticos devido às inovações introduzidas pelo guitarrista no que toca à composição e ao uso da guitarra elétrica, permitindo a criação de novos rumos dentro do rock e da música psicodélica.
O trabalho foi todo gravado em Londres, durante a estadia de Hendrix no Reino Unido. Até hoje figura entre os melhores álbuns de rock da história. O site português Blitz compilou os cinco melhores momentos do álbum:

1. “Foxy Lady”
 

A canção que deu início a tudo. O seu riff inicial é, ainda hoje, facilmente reconhecido pelos fãs de rock, e é uma das canções mais emblemáticas de Hendrix. O crítico de música Thomas Ward chegou mesmo a dizer que “se há uma canção que resume a obra inteira de Hendrix, é esta”.


2. “Fire”

Inspirada por uma estadia na casa da mãe de Noel Redding, baixista da banda de Hendrix, numa véspera de Ano Novo, “Fire” foi descrita como “um exercício de soul, rock psicodélico e poli-ritmos inspirados pelo jazz”. Bandas como o Red Hot Chili Peppers fariam, muitos anos depois, suas próprias versões desta canção.


3. “Hey Joe”


Uma das primeiras grandes versões de Hendrix – ao ponto de a canção ser vista por muitos como originalmente sua. Lançada originalmente como single, em dezembro de 1966, “Hey Joe” ficou gravada na história do rock por ter sido a última canção tocada por Hendrix no mítico festival de Woodstock, e por conseguinte a última canção que por ali se ouviu.


4. “The Wind Cries Mary”



Balada escrita para a sua namorada Kathy Etchingham, foi gravada em apenas 20 minutos após as sessões para “Fire”. Tema com fortes influências soul, é também hoje uma das suas canções mais conhecidas.


5. “Purple Haze”

 Possivelmente a grande canção de Jimi Hendrix: uma ode às drogas, uma história de um mundo distante, uma mulher. Até hoje há várias interpretações deste tema, que foi igualmente a primeira exposição que muitos tiveram ao chamado “rock psicodélico”. Incluída na versão norte-americana de “Are You Experienced”, ficou também para a história pelo famoso “equívoco” que afeta milhares por todo o mundo: em vez de excuse me while I kiss the sky, são muitos os que entendem excuse me while I kiss this guy…



Fonte: Rock Line
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog