terça-feira, 31 de março de 2015

10 bandas novas legais para você conhecer



DICA ABAIXO DE PESQUISA ANTRO DO ROCK!



 


Pois bem, caro amigo leitor, que acaba de entrar na sala: como todos sabem, os anos oitenta foram muito importantes para a consolidação do heavy metal. Iniciado como um estilo marginal, o metal foi cada vez se firmando mais e mais na cena musical mundial, ganhando uma imensidão de fãs em todo o mundo, e subdividindo-se em diversos subgêneros. Mas a essência do estilo sempre foi sua vertente mais tradicional, pois, qualquer que seja a vertente metálica, há sempre alguma relação com o heavy metal tradicional. Seja nas guitarras, nas linhas vocais, na cozinha, ou na essência da sonoridade, cada uma das vertentes da música pesada carrega algo latente de metal tradicional; seja o metal melódico, o death metal, o thrash, o black, o metalcore, etc, etc, etc.

E um fato que tem chamado a atenção na cena nos últimos anos é o surgimento de uma grande quantidade de bandas que, sem buscarem se aventurar por alguma dessas vertentes, procuram criar uma sonoridade típica daquela feita pelas bandas precursoras do estilo nos anos 80, inclusive em termos de gravação, sem qualquer toque de modernidade. Além disso, também buscam por um visual que remeta àquela época, com calças agarradas, tênis cano alto, jaquetas repletas de patches, e todos os demais clichês que só quem viveu intensamente aquele período sabe como era.
Tal estilo, com influências claras de grupos como JUDAS PRIEST, IRON MAIDEN, SAXON, TYGERS OF PANTANG, TOKYO BLADE, RUNNING WILD, e vários outros, se convencionou chamar de New Wave of Tradicional Heavy Metal (NWOTHM), em clara alusão ao mítico New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM), que marcou época nos anos 80.

O presente texto tem por finalidade indicar 10 boas bandas do estilo para o leitor conhecer, sem a intenção de citar as 10 melhores, mas que mostram bem a qualidade que as mesmas trazem ao atual cenário, que embora necessite de coisas novas para sobreviver, ainda tem muito espaço para um som mais tradicionalista, desde que feito com qualidade, e não represente uma mera cópia do passado.
Confiram:

1 - Ambush
Formada em 2013, na suécia, o AMBUSH sem dúvida é um dos grandes nomes do estilo. Com apenas um disco lançado, o já clássico "Firestorm" (2014), os caras fazem um som que traz elementos de bandas como ACCEPT, JUDAS PRIEST e IRON MAIDEN, mas com vários elementos próprios, que os diferencia das demais bandas da cena. Escute por sua conta e risco, pois a sonoridade aqui é viciante! Imperdível...

2 - Stallion
Coincidentemente também formado em 2013, e com apenas um álbum lançado - "Rise and Ride" (2014), o STALLION vem direto da Alemanha, também com uma sonoridade calcada nos anos 80, mas mais voltada ao speedy/heavy metal, e com alguns toques de hard rock. Com uma pegada rápida e direta, a banda se destaca pelos riffs caóticos criados, e pela cozinha totalmente insana. Os vocais de Pauly não são lá grande coisa, mas o cara compensa com muita garra e determinação, sem abusar de suas limitações.

3 - Enforcer
Talvez a banda mais bem sucedida do estilo, os suecos do ENFORCER estão na estrada desde 2004, e já possuem 4 discos lançados, sendo que o mais recente acaba de chegar ao mercado, "From Beyond". O som dos caras também é bem energético e intenso, e apresenta um lado melódico bem evidente, com ótimos refrãos e vários solos de guitarras dobradas, remetendo a bandas como HELLOWEEN e IRON MAIDEN no início de carreira.

4 - Cauldron
Com três discos na carreira, os canadenses do CAULDRON (que inclusive já passaram pelo Brasil) também são adeptos da velocidade, sempre primando por um excelente trabalho de guitarras. Os temas abordados são horror, metal e álcool, ou seja, coisas que a maioria dos fãs do estilo apreciam. O último disco dos caras, "Tomorrow's Lost" (2012), é o melhor deles até o momento.

5 - Lancer
Outro grupo sueco (o que será que tem naquele país fantástico?), o LANCER sem dúvida é a banda que possui o pior mascote de todos os tempos... ou você acha normal uma banda ter um avestruz headbanger, com coleira de espinhos e tudo, em suas capas? Enfim, mas o som da banda é bem legal, e traz diversos elementos de power metal, com linhas vocais que trazem uma mistura de Kiske e Bruce, e linhas de guitarras para se cantar junto. Com apenas um disco lançado, "Lancer" (2013), os caras estão prestes a colocar o segundo álbum, "Second Storm", no mercado em abril próximo.

6 - Striker
Banda canadense formada em 2007, e já com 3 discos na bagagem (sendo o melhor "City of Gold", lançado em 2014), o STRIKER consegue mesclar bem influências da velha escola, e outros elementos mais atuais, de forma orgânica e energética, com um som que agrada com facilidade qualquer apreciador da música pesada de qualidade. Se fosse pra indicar apenas uma banda para o ouvinte de primeira viagem ter um primeiro contato com o estilo, certamente seria o STRIKER!

7 - Skull Fist
Guitarras estridentes, cozinha veloz e diretona, linhas vocais agudas, produção crua e retrô... ou seja, todos os clichês do estilo em referência você encontrará no som dos canadenses do SKULL FIST. Mas é tudo feito com tanta atitude, transbordando paixão pelo estilo, que é difícil o ouvinte não se tornar fã dos caras logo nas primeiras audições. Até porque, se você é daqueles que só procuram por modernidade e inovações, certamente não estaria lendo um texto com esta temática, certo?

8 - SteelWing
Novamente uma banda sueca por aqui!!!! E o STEELWING sem dúvida é um dos grandes representantes do estilo, com uma sonoridade mais trabalhada e melódica, lembrando muito o que os australianos do PEGAZUS fizeram no final dos anos 90, início dos anos 2000. O disco "Zone of Alienation", segundo dos caras, lançado em 2012, é sem dúvida o ponto alto de sua carreira, sendo altamente indicado para quem sente falta daquelas ótimas linhas de guitarra dobradas que marcaram os anos 80.

9 - Evil Invaders
O que dizer de uma banda que em pleno ano de 2015 lança shows em fita VHS? Bom, mais old school que isso impossível! E, dentre as bandas citadas aqui, o EVIL INVADERS é a que possui mais influências de thrash e speed metal. Os belgas possuem apenas um disco, "Pulses of Pleasure", que acaba de ser lançado via Napalm Records, e que mostra uma banda intensa e energética como a tempos não se via. Claro, o som aqui é repleto de clichês, com guitarras. 


10 - Elm Street
Quarteto de Melbourne, Austrália, o ELM STREET faz um som que traz uma mistura de bandas como IRON MAIDEN, ANTHRAX e MEGADETH no começo de carreira, transbordando peso e energia. Com apenas um disco lançado, "Barbed Wire Metal" (2011), a banda que, começou a carreira em 2003, com o nome RAID, se destaca pelo ótimo trabalho de guitarras, e certamente fará a alegria tanto dos fãs de metal tradicional, como dos de thrash metal.


PS 1 - Você deve ter reparado que nesta matéria não foi citada nenhuma banda brasileira. Mas isso foi proposital, pois há tantas bandas legais nacionais neste estilo, que iremos muito em breve fazer uma relação apenas com bandas nacionais. Aguardem!
PS 2 - Fique
a vontade para indicar nos comentários outras bandas do estilo que você goste, para enriquecer a matéria! Valeu.

Obs: Todas estas bandas estão disponíveis no You Tube.



Com informações do Whiplash.net 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog